Bem-aventurados os Pobres em Espírito...
- Fontes, Elias T.
- 4 de mai. de 2024
- 1 min de leitura
Texto bíblico: Vendo as multidões, Jesus subiu ao monte e se assentou. Seus discípulos aproximaram-se dele, e ele começou a ensiná-los, dizendo: “Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus.” (Mateus 5:1-3):
Reflexão
As primeiras palavras do grande sermão de Jesus são de bênção. Não são exigências ou cobranças, mas promessas de um Deus que nos ama e que nos oferece bênçãos sem medida mesmo no meio do vazio e do sofrimento.
Os verdadeiramente abençoados por Deus não conquistam o Reino dos céus com base em sua força, espiritualidade ou conhecimento teológico. Eles recebem o Reino porque chegam a Deus de mãos abertas, reconhecendo que não têm nada a oferecer em troca.
Os "pobres em espírito" são aqueles que reconhecem sua completa dependência de Deus. O filho pródigo e o publicano na parábola de Jesus são exemplos de "pobres em espírito" que souberam se humilhar diante de Deus e receberam graça. Até mesmo o ladrão na cruz, sem nada a oferecer, recebeu tudo de Deus.
Estamos prontos para abrir nossas mãos e nos humilhar diante de Deus? Se aprendermos essa lição, verdadeiramente seremos bem-aventurados.
Muller, Carlos H.
Comments